top of page

FILMES FORA DA LATA
Memórias do Brasil
Chico, Baden, Tom e Vinícius. Renato Russo e Nando Reis. São algumas das figuras que integram o acervo do portal Memórias do Brasil, lançado em 2015. Idealizado e promovido pelo diretor Eduardo Chauvet, o site traz um conteúdo midiático protagonizado pelos mais importantes personagens da cultura nacional.
Sem ceder à preferência de gêneros, o visitante será exposto a uma amálgama cultural, povoada por música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas e dança. Pode-se, por exemplo, conferir uma das últimas entrevistas concedidas por Cássia Eller, escutar depoimentos de Dado Villa-Lobos sobre a Legião Urbana ou ainda relembrar a passagem de Fernanda Torres pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Um amplo panorama da cultura local e nacional que será compartilhado diariamente no Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn e Instagram.
Dominguinhos, Fernando Meirelles, Glauber Rocha, Fundo de Quintal, O Rappa, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata, Natiruts, Paulo Autran, Athos Bulcão, entre tantos outros nomes, surgem em gravações raras. Uma diversidade de sons, imagens e discursos ao alcance de qualquer olhar ou clique.
A escolha dos vídeos, a concepção visual, os temas abordados passam pela sensibilidade do diretor Eduardo Chauvet, que surpreendeu o cinema nacional, em 2013, ao levar às telas um delicado olhar sobre o nascimento. O Renascimento do Parto – O filme acabou se tornando referência entre profissionais ligados à obstetrícia e junto ao público que milita pelo parto humanizado. Os debates provocados pelo longa reverberaram e o documentário acabou se tornando o segundo filme mais visto nos cinemas do Brasil daquele ano.
Mais uma vez, Eduardo demonstra uma acurada disposição em divulgar um material de interesse público. Ao todo, mais de três mil vídeos serão hospedados, de forma a provocar uma identificação visual e virtual do brasileiro, que conseguirá se reconhecer na plataforma que, inclusive, convida o internauta a participar do projeto – enviando vídeos, comentando ou compartilhando – de maneira a criar um ambiente que se assemelha às redes sociais.
O projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
bottom of page